Café...tudo de bom!

12.1.11

Nelson Mandela: Uma Lição de Vida



"Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Acalento o ideal de uma sociedade democrática e livre em que todas as pessoas possam viver juntas, em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual espero viver. Mas é um ideal pelo qual estou disposto a morrer se for preciso". Essas palavras proferidas pelo líder sul-africano Nelson Mandela mostram bem a sua postura política e seu temperamento.


Nascido em 1918, esse advogado, revolucionário no sentido mais preciso do termo ao lutar pela igualdade entre brancos e negros e a favor da paz mundial, concilia, em sua história de vida, a inacreditável experiência de quase 28 anos de prisão (1962-1990) com a presidência do seu país (1994-1999).

Sinopse

Em cinco capítulos, Jack Lang, ex-ministro da cultura da França, retrata a vida de um mito - Nelson Mandela. Um guerreiro na luta pelos direitos dos negros, Mandela passou 27 anos preso em Robben Island, saindo em liberdade em 1990.Tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul e conseguiu reconciliar negros e brancos.

Em 1993 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Este livro, contudo, revela também as contradições do próprio Mandela, na forma de um drama em cinco atos - no primeiro ele é o irmão africano de Antígona - consciente de um dia ter de infringir a lei do Estado em nome de um dever superior; no segundo é Espártaco, o escravo que lidera uma rebelião contra os poderosos; no terceiro é Prometeu, acorrentado pelo racismo; no quarto ato é Próspero de 'A tempestade', de Shakespeare,o benfeitor da humanidade, e finalmente no quinto é o Rei Nelson, o sábio soberano.





bjs,soninha



Nenhum comentário: