Café...tudo de bom!

24.4.11

Discurso de Indira Gandhi (trechos)




... A humanidade está à beira de um colapso do sistema económico mundial e da aniquilação por meio da guerra nuclear. Se essas tragédias ocorrerem, pode qualquer um de nós, grandes ou pequenos, ricos ou pobres, norte ou sul, leste ou oeste, escapar? Vamos analisar a crise econômica. Estamos no mundo em desenvolvimento não têm margem de segurança. Nós seremos os maiores vítimas de qualquer crise econômica. Neste mundo interdependente, onde ninguém pode "mover uma flor sem colocar uma estrela em apuros", mesmo os mais influentes não estão imunes a tais perturbações.

...O desenvolvimento, a independência do desarmamento e da paz estão intimamente relacionados.Pode haver paz com armas nucleares? Sem paz, meu pai disse, todos os sonhos do nosso desenvolvimento viraram cinzas. Tem-se observado que os nossos gastos militares globais são vinte vezes mais do que a ajuda ao desenvolvimento total. Todo dia, toda hora, aumentando o tamanho eo grau de letalidade das armas nucleares. Um míssil nuclear custo de quatro bilhões, o que é mais do que o produto nacional bruto dos 53 países. A ameaça de cobra é generalizada. A humanidade assiste com temor assustador, esperando contra toda a esperança que não ataque. Terra nunca enfrentou tanta morte e de perigo.

...O desejo de paz é universal, mesmo em países que produzem armas nucleares e aquelas onde estão implantados. O Movimento dos Países Não-Alinhados é o maior movimento pela paz da história. Diga Olá para as manifestações espontâneas dos povos. Mas os governos continuam a propor, a prática e acompanhamento de chamados interesses estratégicos, esferas de influência, a balança de poder, relações tutelares são uma reminiscência da velha teoria do direito divino.

... Nossos planos para uma vida melhor para todos os nossos povos depende a paz mundial ea reversão da corrida armamentista. Negociações confinada a um círculo restrito das potências nucleares têm feito pouco progresso. Estamos Estados não-nucleares, queremos utilizar a energia nuclear apenas para a paz. Mas também temos o direito de viver e ser ouvido.Em nome da humanidade e para o bem de todos nós invocar as potências nucleares que anule o uso de armas nucleares em quaisquer circunstâncias, a suspensão de todas as armas nucleares e retomar as negociações de desarmamento com a determinação para alcançar acordo.

... O nacionalismo nos de nossa humanidade comum. Que oportunidade maravilhosa é a nossa, com um vasto conhecimento e aumento da capacidade. Vamos alcançá-lo, mesmo no meio dos perigos. Fé no futuro tem trazido tantos através dos continentes e oceanos para ser encontrado aqui. Estamos aqui porque acreditamos que as mentes e atitudes podem e devem ser mudadas, e à injustiça e ao sofrimento pode e deve ser diminuída. Nosso mundo é pequeno, mas há espaço para todos nós a viver juntos e melhorar a qualidade de vida de nosso povo em paz e beleza.


INDIRA GANDHI
 
abçs,

Um comentário:

Anne Lieri disse...

Uma grande mulher com um discurso impecavel e bem oportuno!Adorei!Bjs,