Café...tudo de bom!

3.5.11

Dia 03 de Abril: Dia do Sertanejo



O Sertão brasileiro é uma região geográfica do Nordeste do Brasil.

Estende-se por grande parte da Bahia, de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Piauí; por todo o Ceará; e por uma pequena parte do Sergipe e de Alagoas. Além disso, atinge o norte e o noroeste de Minas Gerais, mais precisamente no Vale do Jequitinhonha.

Compreende as áreas dominadas pelo clima tropical semi-árido,que apresenta temperaturas elevadas (entre 24 °C e 28 °C) e duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa. As chuvas concentram-se em apenas três ou quatro meses do ano, e pluviosidade no Sertão atinge a média de 750 mm anuais, sendo que em algumas áreas chove menos de 500 mm ao ano.



A palavra Sertão tem origem durante a colonização do Brasil pelos portugueses. Ao saírem do litoral brasileiro e se interiorizarem, perceberam uma grande diferença climática nessa região semi-árida. Por isso a chamavam de "desertão", ocasionado pelo clima quente e seco. Logo, essa denominação foi sendo entendida como "de sertão", ficando apenas a palavra Sertão.



O primeiro processo do país de interiorização ocorreu nessa região, entre os séculos XVI e XVII, com o deslocamento da criação de gado do litoral, devido à pressão exercida pela expansão da lavoura de cana-de-açúcar, que era o principal produto de exportação da economia colonial.



A área foi conquistada por povoadores com escassos recursos e o desenvolvimento da pecuária possibilitou o desbravamento nos sertões. Os caminhos de boiadas assim criados permitiram a articulação e o intercâmbio entre o litoral nordestino e o interior, dando origem a diversas cidades. O rio São Francisco constituiu uma via natural de entrada para o Sertão, ampliando a extensão da área envolvida nessas trocas.



Centros urbanos

O seu maior pólo geopolítico e civilizacional fica na sua parte mais setentrional e costeira, e é a única capital que sedia dentre as nove da região, ou seja, Fortaleza (uma das 100 maiores metrópoles litorâneas do mundo).


Fortaleza/CE

O sertão também conta com importantes cidades pólos e centros urbanos que exercem significativa influência na região tais como: Petrolina, Serra Talhada, Arcoverde e Araripina em Pernambuco; Patos,Sousa e Cajazeiras na Paraíba; Vitória da Conquista, Juazeiro, Jequié, Barreiras, Paulo Afonso e Jacobina na Bahia; Juazeiro do Norte, Sobral, Icó e Crato no Ceará; e Mossoró e Caicó no Rio Grande do Norte. Os únicos estados sertanejos que não possuem pólos notáveis são SE e AL, justamente onde o sertão atinge suas menores áreas e populações dentro de estados nordestinos.


 Jequié/BA

Nascidos no sertão, somos sertanejos!!



bjs, soninha

Nenhum comentário: