Café...tudo de bom!

11.10.11

11 de Outubro: Dia Internacional do Combate à Obesidade

Nunca é demais falar e falar sobre a necessidade de se combater a obesidade desde a mais tenra infância. Os pais, cuidadores e educadores devem estar atentos aos mínimos sinais desta doença e ficarem alertas no sentido de empreenderem recursos para um combate efetivo e eficaz.

Não estamos aqui a falar de que as pessoas se tornem manequins e modelos, mas que se cuidem, e se cuidem muito bem.

Conheço pessoas que eram magras quando crianças, adolescentes e adultas e que num determinado momento da vida se deixaram engordar chegando a atingir o estágio de morbidez, colocando em risco a própria saúde. 
Compreende-se que as mães gostam de ver os seus filhos alimentando-se bem e que aparentem saúde através de um físico robusto, mas daí a alimentá-los de maneira errada com alimentos que apenas engordam sem nutri-los, tornando-os obesos mirins, comprometendo a saúde dos mesmos, é inadmissível.
Todas as doenças que atingem os adultos obesos também atingem as crianças. Elas se tornam hipertensas, diabéticas, portadoras de doenças nas articulações pelo sobrepeso, doenças cardíacas etc.

Ficam  bonitinhas quando estão gordinhas? - Claro que ficam! Mas não é justo que se imponha fatores de risco a estas criaturinhas apenas para satisfazer a um prazer doentio dos pais. 
Arregacemos nossas mangas e vamos à luta no combate à obesidade!
Todos nós podemos ajudar, seja orientando, conversando, mostrando os riscos decorrentes da obesidade, incentivando às caminhadas, alimentação saudável e reforço positivo. 
Somos elos de uma imensa corrente e carentes uns dos outros... Ajudemo-nos!
abçs,

Nenhum comentário: