Café...tudo de bom!

15.11.11

Hoje, no Brasil, é Dia do Joalheiro



Joalharia -Europa- ou joalheria- Brasil- é a arte de produção de joias que envolve todos os aparatos ornamentais, tipicamente feitos com gemas e metais preciosos com prata, ouro, platina, paládio. Hoje, porém, com o desenvolvimento do design a joalharia pode ser feita com praticamente qualquer material como titânio e nióbio além de resinas e outros polímeros.


Koh-I-Noor: seu nome significa ‘Montanha de Luz’ e sua história remonta a 1304, a mais antiga. O diamante teria chegado à terra como um dom de Deus na Índia a um fiel adorador. Ele possuía 186K e foi cortado durante o reinado da rainha Vitória, atualmente está entre as Jóias da Coroa Britânica. Atualmente pesa 108,93K.




A palavra joalharia é derivada da antiga palavra francesa jouel, que foi também anglicanizada por volta do século XIII. Procurando em tempos mais antigos encontramos também a palavra jocale que significa objecto de brincar.




A joalharia aparece em todos os períodos da História, desde o alvorecer do Homem. Recentemente foram encontradas conchas com 100.000 anos que foram transformadas em contas, sendo assim a peça mais antiga de joalharia conhecida. Apesar de nos primórdios as peças de joalharia serem criadas para usos mais práticos, como prender peças de roupa juntas, nos tempos mais recentes é usada maioritariamente para decoração.




As primeira peças de joalharia eram feitas de materiais naturais como ossos e dentes de animais, conchas, madeira e pedras esculpidas. Nesta altura a joalharia era feita sobretudo para pessoas com uma alta importância para demonstrar estatuto social e eram na maioria das vezes enterradas com elas.

Peça de joalharia da Grécia Antiga.




Dior





Fonte:

abçs

Postar um comentário