Café...tudo de bom!

13.1.12

Dia 13 de janeiro de 1948 – Gandhi inicia um jejum em protesto contra as violênicas cometidas por indianos e paquistaneses

Gandhi havia iniciado um jejum no dia  13 de janeiro de 1948 em protesto contra as violências cometidas por indianos e paquistaneses. No dia 20 daquele mês, ele sofreu um atentado: uma bomba foi lançada em sua direção, mas ninguém ficou ferido. 
Entretanto, no dia 30 de janeirode 1948, Gandhi foi assassinado a tiros, em Nova Déli, por Nathuram Godse, um hindu radical que responsabilizava Gandhi pelo enfraquecimento do novo governo ao insistir no pagamento de certas dívidas ao Paquistão. Godse foi depois julgado, condenado e enforcado, a despeito do último pedido de Gandhi que foi justamente a não-punição de seu assassino. 
O corpo do Mahatma foi cremado e suas cinzas foram jogadas no  rio Ganges. 
É significativo sobre a longa busca de Gandhi por seu deus o fato de suas últimas palavras serem um mantra popular na concepção hindu de um deus conhecido como Rama: "Hai Ram!" Este mantra é visto como um sinal de inspiração tanto para o espírito quanto para o idealismo político, relacionado a uma possibilidade de paz na unificação.

leia mais...aqui 
bjs, 

2 comentários:

Artes e escritas disse...

Gosto da filosofia vivida por Gandhi, um exemplo de paz. Um abraço, Yayá.

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Grande homem de LUZ e AMOR... cumpriu o que tinha de cumprir e foi tudo!! bela homenagem!!
Seguindo viu!! Venha conhecer meu cantinho... Bjs
http://www.artesdosanjos.com.br/