Café...tudo de bom!

6.1.12

Elefantes brancos


Elefante branco é uma expressão idiomática para uma posse valiosa da qual seu proprietário não pode se livrar e cujo custo (em especial o de manutenção) é desproporcional à sua utilidade ou valor. O termo é utilizado na política para se referir a obras públicas sem utilidade. 
Origem do termo 
O termo tem origem nos elefantes albinos mantidos pelos monarcas do Sudeste Asiático em Myanmar, Tailândia, Laos e Camboja, onde eram considerados sagrados. Possuir um elefante branco era considerado (e ainda é considerado na Tailândia e no Mianmar) um sinal de que o governante reinava com justiça e poder e de que o reino era abençoado com paz e prosperidade. A tradição deriva de contos que associam o elefante branco com o nascimento de Siddhartha Gautama, já que a mãe dele teria sonhado com um elefante branco presenteando-a com uma flor de lótus, símbolo de sabedoria e pureza, na véspera do parto.

Como os animais eram considerados sagrados e as leis os protegiam do trabalho, receber um elefante branco de presente de um monarca era simultaneamente uma bênção e uma maldição: uma bênção porque o animal era sagrado e um sinal do favoritismo do monarca pelo cortesão que o recebia, e uma maldição porque o animal não tinha muito uso prático que compensasse o custo de sua manutenção.

A Ordem do Elefante Branco é uma honraria concedida pelo governo da Tailândia. Composta por oito tipos de medalhas, foi criada em 1861 pelo então rei do Sião Rama IV.
fonte: aqui 
**E por falar em elefantes brancos, é o que não falta no nosso país, onde o dinheiro do povo está enterrado, deteriorando. 
abçs

2 comentários:

Cecília Romeu disse...

Soninha, tudo bem, amiga?
Como está sendo o início do ano?...

Li teu post, mas pelo avançado da hora, já são 4h10 da madrugada rsrs, venho para te desejar tudo de melhor para ti, teu filho e tua família, tá bom?
Estimo melhoras!
Grande beijo :)

Tunin disse...

Quantas expressões as pessoas usam só por intuição e não sabem a origem. Este blog é esclarecedor.
Abração.