Café...tudo de bom!

30.10.12

Como degustar o café


Tomar um cafezinho descompromissadamente e degustar a bebida são coisas bem diferentes. A degustação exige a presença dos sentidos e emoções para traduzir os sabores percebidos. Tudo começa com a visão do creme na superfície da xícara. "Ele deve ser de cor castanha com umas nuances de marrom e ser bastante consistente ao ponto de sustentar o peso do açúcar por alguns segundos. O creme é o guardião dos aromas e sabores do café e é ele que mantém a bebida aquecida por mais tempo", diz a barista Gelma Franco, do Il Barista.

Depois, é a vez do olfato agir. Aspire profundamente o vapor do café. "Por mais estranho que pareça, seu olfato vai lhe dizer muito mais sobre o café do que o seu paladar, porque é o centro olfativo que coordena a nossa percepção de sabor e determina se gostamos ou não do que sentimos", diz a especialista. O passo seguinte é beber uma dose do café e tentar perceber quais pontos da língua foram ativados. "A língua humana percebe quatro tipos básicos de sabor: No fundo, o amargo; nas laterais, a acidez; no meio, o doce; e na ponta da língua, o sabor salgado", diz.

Um truque bacana para perceber o gosto do café, é manter as papilas gustativas limpas, bebendo um pouco de água gasosa antes da degustação. O after taste (sabor que permanece na boca após a ingestão da bebida), deve ser agradável. 

Redação Terra

Postar um comentário