Café...tudo de bom!

17.4.13

A Agenda


Um homem chamado Cordeiro abre a agenda em cima da sua mesa de trabalho e vê escrito: "Comprar arma”.

   Ele não se lembra de ter escrito aquilo. Como tem agenda justamente para ajudá-loa se lembrar das coisas, compra uma arma, mesmo não sabendo para quê. 

   No dia seguinte, vê na agenda: "Marcar almoço com Rodrigues.

   "Mais uma vez, não se lembra de ter escrito aquilo, nem tem qualquer razão para almoçar com o canalha do Rodrigues. Mas marca o almoço. Durante o qual ouve do canalha do Rodrigues a notícia de que pretende se afastar da companhia e vender sua parte ao canalha do Pires, que assim terá a maioria e mandará na companhia, inclusive no Cordeiro.

   Cordeiro insiste para que Rodrigues venda sua parte a ele e não ao Pires, mas Rodrigues ri na sua cara e ainda por cima não paga a sua parte no almoço. 

   Naquela tarde, Cordeiro vê na sua agenda: "Matar Rodrigues. Simular assalto." E o dia e a hora em que deve acontecer o assassinato, sublinhados com força.

   E na mesma folha: "Providenciar álibi: lancha.

   "Lancha? Cordeiro vira a página. Lá está o plano, meticulosamente detalhado. Sair com a lancha no domingo, assegurando-se de que todos no clube o vejam sair com a lancha,encostá-la em algum lugar ermo onde deixou seu carro no dia anterior, ir de carro até a casa de Rodrigues, matá-lo, jogar a arma fora, voltar de carro para a lancha e voltar de lancha para o clube, onde todos o veriam chegar como se nada tivesse acontecido. É o que faz. 

   Na segunda-feira, Cordeiro arregala os olhos e finge estar chocado quando chega à firma e ouve do
Pires a notícia de que houve um assalto no fim de semana e o Rodrigues foi baleado, e está morto.

   Pires revela que estava desconfiado de que Rodrigues iria vender sua parte na companhia a Cordeiro. Pretendia marcar um almoço para discutir o assunto com o canalha do Rodrigues, mas no dia Rodrigues dissera que tinha outro compromisso para o almoço.

   Na saída do escritório, Pires diz que na última reunião dos três sócios tinha saído por engano com a agenda do Cordeiro e pergunta se por acaso o Cordeiro não ficou com a sua agenda.Ou então: 

   Na segunda-feira, Cordeiro arregala os olhos e finge estar chocado quando chega à firma e ouve do Pires a notícia de que houve um assalto no fim de semana e o Rodrigues foi baleado, e está morto.

   Os dois marcam uma reunião para tratar do que fazer com a parte do Rodrigues,mas não chegam a um acordo e brigam. Naquele mesmo dia, Cordeiro vê escrito na sua agenda: "Incriminar Pires.

   "É o que faz. Orientado pela agenda, consegue plantar pistas falsas e convencer a polícia de que Pires matou Rodrigues porque este pretendia vender sua parte na firma a Cordeiro. Com Pires afastado, Cordeiro assume o comando da firma e a faz crescer como nunca ― sempre seguindo as ordens da agenda, que não erra uma.

   Até que um dia a agenda lhe manda juntar todo o dinheiro em caixa na firma,vender o que for possível para levantar mais dinheiro e jogar tudo na bolsa. "Agora!",ordena a agenda.

   Cordeiro jogou na bolsa todo o dinheiro que tinha, o seu e o da firma. Foi na véspera da grande queda. Perdeu tudo. Quando consultou a agenda de novo, desesperado,sem saber o que fazer encontrou apenas a frase: "Quem entende a bolsa?”.

   E no dia seguinte:

   "Comprar arma”.

Luis Fernando Veríssimo

Nenhum comentário: