Café...tudo de bom!

7.4.13

O PODER DA GENTILEZA


Certo dia, saindo apressada de um supermercado em São Paulo, Anamaria Sobral, 47, segurava a mão do filho ainda pequeno. Foi quando sentiu um puxão na barra da calça. Assustada, olhou para baixo e viu uma senhora com a mão estendida. Na mistura de sobressalto e irritação, Anamaria, em tom ríspido, disse que não tinha nada para oferecer. A senhora, mantendo a expressão calma, respondeu: “não pode me dar nem um sorriso”?

“Fiquei muda, olhando nos olhos daquela senhora, até que caiu a ficha do quanto eu estava distantes das pessoas, sem paciência e sem tolerância”, relembra Anamaria. Depois desse episódio, sempre quando alguém lhe para na rua, ela olha nos olhos da pessoa e ouve com atenção. “Procuro responder da melhor forma e, sempre que possível, com um belo sorriso no rosto”, conta. Em tempos de sustentabilidade ouvimos muito a respeito de ações para promover um mundo melhor como reciclagem de lixo ou redução de emissão de gases tóxicos na atmosfera. Mas, pensemos: será que só esses fatores influenciam na construção de uma sociedade mais harmoniosa?

Segundo a consultora em relacionamentos autora do livro O poder da Gentileza, Rosana Braga, a chave para um mundo melhor está na gentileza. “Se nos comprometermos com essa atitude no sentido de ficarmos atentos, conscientes e dispostos a ajudar, certamente estaremos mudando o mundo”, diz. Pequenos gestos como não reagir diante da falta de paciência do outro ou respirar fundo antes de dar continuidade a uma discussão, por exemplo, podem até beneficiar a nossa saúde.

“Gentileza é uma expressão dos valores mais nobres de um ser humano", afirma Rosana. De acordo com a especialista, a gentileza compreende toda e qualquer atitude que revele compaixão, desejo de conciliação e consciência de que precisamos uns dos outros para questões práticas, emocionais e espirituais. A consultora acrescenta que quando passamos a construir ambientes mais harmoniosos por meio de atitudes gentis, nos tornamos mais aptos para encarar a vida de forma mais fluída, tranqüila e amigável. “Não há nada mais verdadeiro do que o mote Gentileza gera Gentileza. Do mesmo modo, podemos apostar: falta de Gentileza, gera falta de Gentileza. A decisão entre ser gentil e ser intolerante é de cada um”.


Reconhecida como uma das maiores especialistas em relacionamentos interpessoais do país, pesquisadora da área há mais de 10 anos, Rosana Braga é conferencista, escritora, jornalista e consultora em relacionamentos. Autora de 5 livros e DVDs de Treinamento, tais como ‘O Poder da Gentileza’, ‘Faça o Amor Valer a Pena’, 'Inteligência Afetiva – 2 volumes', entre outros.

abçs,

Nenhum comentário: