Café...tudo de bom!

22.10.11

Dia do Enólogo


O Enólogo é um profissional com características definidas, dentro do perfil ocupacional da indústria, e para as tarefas de coordenação, supervisão e execução, sendo responsável pela produção e por todos os aspectos relacionados com o produto final desejado, como o vinho, espumante, suco, brandy ou graspa.

Muitas vezes, o enólogo exerce também funções de vendedor e assume a parte de marketing relacionado com o produto que vende. 

A degustação de vinhos no processo de elaboração e no produto final, são fundamentais para o Enólogo, pois é nestas etapas, que são avaliados as características fisico-químicas que o vinho possui, ou poderá possuir. Desta forma, o profissional é capaz de decidir quais escolhas devem ser tomadas para melhorar o produto.
As profissões de enólogo e de técnico em enologia foram regulamentadas no Brasil em 2007, pela Lei nº 11.476, de 29 de maio deste mesmo ano.

O Enólogo trabalha na vinícola e tem responsabilidade por todas as decisões de produção do vinho:

- análise do solo;
- métodos de irrigação;
- escolha das mudas;
- da melhor técnica para plantar, para podar, para colher (nesta fase de cuidado com as plantas ele pode ter o auxílio de um agrônomo).

Após a colheita o enólogo define as técnicas de vinificação, os cortes (mistura de uvas), o tempo de amadurecimento e a hora de colocar o vinho no mercado.

O Enólogo tem a responsabilidade de tomar decisões importantes e decisivas durante todo o processo de produção e estas decisões são fundamentais para o resultado final, o vinho.
Fonte: omnesvino  
abçs, 

Nenhum comentário: